25.1.07

Do Livro das Oferendas...


Husain Ibn Mansur al-Halladj (Irão, ca. 857-922)




para Andreia S.

Oh, alma, és tu que tens de buscar a tua consolação –
A glória está na solidão e na ascese!
Pensa no fulgor cujo nicho é a revelação mística, transfiguração.
Uma parte da minha parte pensa na Minha parte,
O meu Todo aspira ao Todo do Meu Todo.

***

Eu sou aquele que amo: Ele, aquele que amo.
É eu – dois espíritos, mas num só corpo.
E quando tu me vês, viste-o a ele,
E quando o vês a ele, vês-nos aos dois.


para a Cristina P. S.

Tenho um amigo que visito em segredo,
E está presente; ausente, porém, da vista.
Não verás como lhe dou ouvidos
Para apreender o que ele me diz.
Pois são palavras sem forma, sem discurso,
E também não se parecem com os sons das vozes,
Como se eu, ao falar-lhe, falasse em espírito,
Através da minha essência, comigo, sem poema
Presente, ausente e longe e distante,
Assim ele prescinde de atributos,
Mais próximo do que a certeza da imagem,
Mais escondido que a luz das intuições.



para a Maria de Lourdes

Quando os corcéis da distância te afligirem,
E o desespero te quiser roubar a esperança,
Toma na mão esquerda o escudo da humildade
E na direita aperta a espada do pranto;
E tem cuidado, ah, tem cuidado, sê temente.
Dá atenção à tirania escondida.
E se a divisão, nas trevas, de ti se apossar,
Vai à luz da vela da paz interior
E fala ao amado: «Aqui vês a minha miséria –
Que a tua misericórdia me perdoe antes ainda do encontro.»
E no amor: não te separes do teu amigo
Antes de o teu desejo ter sido satisfeito.


para a Ricardina

Vi o meu senhor com os olhos do coração
E disse: «Quem és tu?» Ele disse: «Tu.»
Para Ti, o Onde não tem nem Onde nem lugar,
Quando de Ti se trata não há lugar para o Onde.
A imaginação não tem de ti imagens
Para poder reconhecer: Onde estás Tu?
Tu és aquilo que abarca todo o Onde
Até ao limite do Não-Onde –– mas, onde estás Tu?